Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

ECOLOGICAMENTE


A cada interruptor que desligo; a cada torneira que fecho; a cada folha de papel que deixo de imprimir ou não destruo; a cada árvore que não derrubo ou que replanto; a cada incêndio que apago em casa, cidades, campos e florestas; a cada ser vivo que não abato; a cada riacho e rio que refloresto minimamente as suas margens; a cada palmo de terra que não escavo na costumeira ganância por lucros imediatos se não tenho como repor o que extraio; a cada sacola plástica que não uso ou que já não a arremesso ao lixo pós-uso e a devolvo para reutilização; a cada sobra de tudo que consumo e descarto cuidadosamente guarnecida; a cada entulho que não lanço às ruas; a cada dia que deixo o meu carro na garagem por economia e para não poluir mais o ambiente, eu, ao fechar os olhos, lá no fundo da minha consciência aliviada, tranquila, revigorada, é como se ouvisse aplausos, muitos aplausos de todos os cantos, juntos com sorrisos de mais de sete bilhões de seres humanos que ocupam a nossa Terra, inclusive o meu próprio e de outros trilhões de seres vivos, de todas as espécies, a me prestar o justo reconhecimento por ter feito algo, o que for, por quem nos assegura a vida – a Natureza!
E como é bom, reconfortante, partilhar isso com todos! Vejo-os, ouço-os, como que se eu estivesse desfilando perante essa multidão, sentindo-me, aliviado, recompensado, um herói - embora me reconheça igual a todos que sou ou mais insignificante até, mas que nesse momento diferente de alguns porque me conscientizei a tempo como também por acreditar verdadeiramente que é possível fazer algo e que está ao nosso alcance. Utopia, devaneio, loucura, puerilidade? Não! É possível sim!, e ainda é tempo de se parar, descer do nosso patamar de egoísmo, refletir e começar a agir em cada detalhe, a todo instante, insignificante que possa parecer, na mais simples atitude que se reconheça, mas que de efeito positivo, benéfico e multiplicador inestimável.
Cada um é responsável por si e também pelos outros, mas infelizmente poucos têm essa consciência. De uma coisa tenhamos certeza: Todos pagaremos um alto preço se não despertamos e nos mobilizarmos a tempo! Faça a sua parte agora, já, posto que nunca é tarde para começar e todos agradeceremos!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário