Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

PROERD X DROGAS E VIOLÊNCIA


Mais uma boa notícia para Russas. Digo melhor, uma ótima notícia!
Em mais uma sempre oportuna iniciativa da coordenação da Escola Disney em conjunto com a Polícia Militar, foram convidados, tantos responsáveis quanto os pais de alunos, com o propósito de se apresentar o projeto PROERD – Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência. Embora já adotado por todos os municípios circunvizinhos e em todo território nacional, somente agora as autoridades municipais local acordaram e propiciaram condições de implantação também em Russas. Mas esse tipo de iniciativa nunca é tardio e será sempre bem-vindo!
Sob a competente didática do Cabo Jackson da PM local tomou-se conhecimento dos seus objetivos e da forma como será procedida a sua implantação. Combate às drogas e à violência que dela decorre.
O período de duração do Programa é de cerca de quatro meses e terá envolvimento não só de alunos, mas dos responsáveis e pais destes. O seu objetivo primordial é conscientizar jovens que, dada a faixa etária entre 12 a 17 anos, são alvos de constante assédio e presas mais fáceis dos traficantes com o propósito de arrebanha-los, convencendo-os e induzindo-os tanto para o consumo como mesmo para a prática do tráfico. É a fase de maior fragilidade emocional e, portanto, mais suscetível de abordagem e convencimento.
Trata-se de um relevante programa de caráter social, com propósitos essencialmente preventivos. Será ministrado por policiais estrategicamente capacitados que irão interagir diretamente com os alunos da quinta a sétima série – nível de escolaridade que corresponde à faixa etária mencionada - sob também o auxílio zeloso e indispensável dos professores que assumirão mais esse nobre encargo social.
Urge, pois, que haja o engajamento de todos – responsáveis, pais, escolas, em especial das autoridades municipais e de toda a sociedade. É sempre melhor prevenir do que remediar e só sabe das trágicas consequências das drogas e da violência quem teve o infortúnio de ter alguém da família envolvido. Compete-nos ter a consciência de que se trata de uma luta difícil, mas não impossível e que só venceremos se unidos. Unamo-nos, pois!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário