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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO À DERIVA

Como se não bastasse difícil, embora relevante a missão dos abnegados professores que é, primordialmente, ensinar LER e ESCREVER, ainda se lhes atribuem encargos, os mais diversificados, que contribuem para a perda de referencial e o resultado é desastroso! As estatísticas atestam: A Educação piora a cada ano! Palestrar sobre: sexo, meio ambiente, drogas, trânsito etc., passou a ser encargo a mais que as escolas sistematizaram e, pior, sem que sequer tivessem (Mesmo que tivessem!) o cuidado de preparar, nessas áreas especiais, aqueles a quem atribuem pesada incumbência. Como exigir de um professor com formação em matemática que ministre palestras cujo teor é diverso dos seus saberes específicos? Resultam daí graves distorções. Por que escolas não contratam profissionais especializados nessas áreas – psicólogos, médicos etc.? Alegar falta de verbas é desdenhar. A verdade é que em alguns casos os recursos canalizados não são aplicados como programado e se observem desvios injustificados e impunidos. Sem contar que um pesadelo maior já grassa pelo País: a “Indisciplina Tolerada” que culmina na violência entre alunos e desses contra professores. Pais ausentes (mas arrogantes), conselhos tutelares e outros organismos estão sempre prontos a agir com firmeza quando um professor ou gestor adota qualquer firme corretivo, por mais indispensável que se faça. Nunca, porém, em apoio a esses. Ou se reverte esse processo ou inviabilizaremos a Educação no País.
Hildeberto AQUINO
Corretor de Imóveis
Russas (CE)

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