Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

“CARPE DIEM!” – APROVEITE O MOMENTO! - COLHA O DIA!



A vida, para alguns, passa, escapa-lhes das mãos, sem ser vivida na sua plenitude. É que esses se preocupam, excessivamente, somente com o futuro. Criam uma controvertida expectativa de que apenas é justificado viver quando estruturado econômica e/ou intelectualmente e descuram das preciosidades do presente, do dia de hoje, do agora. Geram esperanças de que a felicidade só é possível se encontrados em situação privilegiada, diferenciada dos demais e por vezes alcançada sem comedimentos, subjugando semelhantes.

Não que sonhar seja condenável, pelo contrário. Devemos projetar o que de melhor para o nosso futuro, mas conscientes de que é uma luta árdua, constante, quase interminável, com alternância de bons e maus momentos até o fim das nossas vidas e que por vezes alguns, por mais esforçados que se demonstrem, não conseguem o lugar almejado e, em muitos casos, até merecido considerando o esforço desprendido. Então por que desperdiçar o hoje? Tolos aqueles que não vivem o agora e se privam dos raros momentos de alegria, amor, carinho, de um bom convívio entre companheiros, familiares, amigos, colegas, vizinhos, com os quais nos deparamos todos os dias, pois correm sérios riscos de desilusões.

O que proveitoso podemos usufruir, e legar, neste dia a nós mesmos e aos que nos cercam já que não vivemos isolados? O mais que se nos reserva a vida pode ser sobressaltos, decepções, temores, doenças, concorrência desleal, insegurança, problemas de todas as espécies na luta diária pela sobrevivência. E, muitas vezes, não alcançamos a recompensa que nos julgamos merecidos. Frustramo-nos e a vida tem passado. E passa célere, impiedosamente, sem distinções quais sejam e para todos.

Quando paramos, refletimos e olhamos as nossas projeções de futuro, do que ainda no resta, é que aquilatamos e nos indagamos: E agora, valeu a pena, vivi ou desperdicei passagens preciosas? Será que cuidamos bem de nós mesmos vivendo cada segundo como se fosse uma dádiva, talvez o último? Então, por que desperdiçar o agora? “Carpe Diem!” – Aproveitemos o momento. Colhamos o dia!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

hildebertoaquino@yahoo.com.br

(Encontrem o texto também nos endereços: www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br e no jornal a Folha do Vale.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário