Total de visualizações de página

domingo, 26 de novembro de 2017

CIDADÃO/CIDADANIA E A COISA PÚBLICA




CIDADÃO, diz-se do indivíduo que, como membro de um Estado tem seus direitos civis e políticos estabelecidos e, em contrapartida, deve respeitar os deveres e ônus que se lhes são imputados. Já a CIDADANIA é o exercício pleno dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão. Mas será que temos essa consciência cidadã e pugnamos por ela? Somos cobrados e exigidos para cumprir nossos deveres e se os descumprirmos somos admoestados, cobram-nos juros, multas, ameaças de despejo e de sequestro de bens, podemos responder processos e até ser presos. E os nossos direitos, será que lutamos por eles com a mesma disposição, sequer temos coragem de reclamar daqueles que os negligenciam? Tememos o que e por quê?
As entidades PÚBLICAS são todas aquelas que existem em função do PÚBLICO (do povo), por esses são custeadas e a esses têm, por obrigação moral e regimental, cumprir normas que definidas em Lei para assistir-nos da MELHOR FORMA. Essas existem tão somente em função do PÚBLICO, sua essência! Eis que, infelizmente, não é assim que sempre ocorre. Pior é que até os que deveriam ser os guardiões dos nossos direitos não se demonstram tão atentos quanto são nossas expectativas e, em alguns casos, termos ainda que pagar a Justiça para termos assegurados nossos direitos que garantidos pela Constituição Federal e por leis específicas.
Vejamos casos característicos aqui no nosso município. O paraplégico, o idoso, os que com qualquer deficiência física (cegos, cardíacos, com problemas auditivos etc.) são dificultados de usar a Justiça pessoalmente (por exemplo). Se tentarem acessar ao Fórum ou a Promotoria local, eles terão acrescer aos martírios inerentes aos que recorrem à Justiça ao começar por ter que escalar 30 ou 20 degraus, respectivamente. Se por acaso conseguirem alcançar esses ambientes físicos, terão que, à espera de atendimento, aguardar em bancos desconfortáveis (de madeiras), e o ambiente com precária ventilação; enfim, sem o mínimo conforto pelos quais pagam via tributos. Já os funcionários e advogados, porque justo, estão bem acomodados e instalados em ambientes aclimatados e outros adequados confortos que também, pelo povo, custeados. Para falar com um dos atendentes (quando lá estiverem à disposição dos clientes...) os desvalidos que acorrem à Justiça têm que se curvar apoiando-se em um balcão descuidado (riscado e sujo - vejam fotos), e limitado acesso, já que os vidros só têm aberturas diminutas na parte inferior, o que dificulta até o diálogo - não se pode conversar cara a cara, temos que nos curvar. Se os usuários tiverem problemas de coluna, surdez ou outras deficiências físicas..., desistam! E em quase todas as outras repartições ditas PÚBLICAS encontramos as mesmas dificuldades, até de acesso. Prefeitura (o acesso é quase impossível dada a altura e fragilidade da escada). Na Câmara Municipal, além dos degraus a serem galgados não temos corrimão e os de maior estatura correm o risco de atingirem o teto com suas cabeças dado a um defeito estrutural do prédio. Resta-nos, pois, apelar para que pelo menos os ATENDIMENTOS dessas instituições sejam no TÉRREO de cada uma para nos sentirmos assistidos nas mínimas condições..., pelo menos de acesso.
Mas a tudo calamos e assentimos acovardados ou tementes de reações, por quê? Estamos tão somente tentando ter nossos direitos assegurados..., é legal! Mas recorrer a quem? Exerçamos, pois nossa CIDADANIA, de todas as formas, destemidamente, ao cobrar diligências de quaisquer das autoridades constituídas já que é de ofício de cada uma delas ZELAR, com primazia, pelos interesses do POVO, da COLETIVIDADE, (presume-se!).
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e
Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

DIA DOS PROFESSORES (RECONHECIMENTO ANTECIPADO)!



Dia 15 de outubro é mais um “Dia dos Professores”, e que não seja apenas uma data simbólica! É racional, é preciso, é imprescindível que tenhamos sensibilidade e plena CONSCIÊNCIA da importância de um PROFESSOR em nossas vidas e, em especial na de nossas crianças e jovens, na de nossos próprios filhos em formação e, sem exageração, na perspectiva de assim conscientizados (e só assim!), pugnarmos por um melhor futuro para nosso País.
Os professores são as chaves de todas as portas para que possamos ter melhores condições para concorrer em melhor nível de igualdade em busca do nosso aprimoramento como ser humano, de uma esmerada formação cidadã, da estabilidade moral quanto profissional em um mundo cada vez mais exigente, e isso é de proeminente reconhecimento mundial. O inquestionável sucesso de cada nação que dá precedência à “Educação de Qualidade” para sua população é evidente e insofismável. Nações que por esse fim se esmeram priorizam, também e simultaneamente, a valorização do profissional (PROFESSOR) que a essa missão se decida e, acima de tudo, é um ser abnegado e é quando, por decorrência dessa sábia percepção, são recompensadas e se destacam mundialmente. De 36 países que detêm os primeiros lugares - Finlândia, Japão, Suécia, Coreia do Sul, Polônia, Alemanha etc., o Brasil está apenas em penúltimo 35°(penúltimo) lugar o que é deprimente e revoltante! 
Os professores da nossa atualidade não desempenham apenas e tão somente o papel de um ministrador de disciplinas (em alguns casos em salas com mais de 40 alunos...). A eles, pelas circunstâncias, muitas vezes se lhes incumbem também do papel de disciplinadores, formadores de cidadãos e, em muitos casos, até de substitutos de pais que descuram de seus filhos. Alguns até extrapolam essa sua dedicação e arriscam, heroicamente, a própria vida como foi o caso recente da professora que morreu ao tentar salvar crianças em Janaúba (MG). Não existe exemplo mais evidente dessa dedicação. (Às crianças vitimadas (dez) e a ela, digníssima professora, e outras que também agredidas a nossa profunda condolência e respeito!)
Pergunta-se: E vocês alunos, pais, diretores, autoridades de todas as áreas (inclusive judiciais), vereadores, prefeitos enfim, todos aqueles que deveriam SIM!, por consciência, por obrigação, primar pelo respeito, pelo reconhecimento do trabalho, pela gratidão a esses profissionais que dedicam suas vidas a bem de todas as crianças, de seus filhos, do seu município, do País na busca de formação de cidadãos, mas que por vezes, não se lhes reconhecem os méritos e deixam de recompensá-los como justo (até mesmo o legal), vocês se lhes dedicam esse reconhecimento e respeito verdadeiramente? Até você professor, você pugna destemidamente pelos seus direitos ou prefere omitir-se? Mãos na consciência e nossos efusivos louvores por demais cabidos e oportunos aos nossos diletos PROFESSORES, inclusive os APOSENTADOS aqueles que dedicaram suas vidas a EDUCAR, formar CIDADÃOS conscienciosos!!!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ORDEM PÚBLICA


Vejam que curioso enquanto incoerente inexplicável e inaceitável! O que é “ORDEM PÚBLICA” pela qual tanto clamamos? Ninguém sabe ao certo! Na lei processual penal brasileira não se tem qualquer significado para o que seja Ordem Pública (nem isso...). Conclui-se que dai os porquês da DESORDEM reinante e que vitimados assistimos impotentes no nosso dia-a-dia. (Não falemos de política porque na atual conjuntura, de tão corrupta é imoral, desprezível!) E já que não há definição clara e tão somente a interpretativa de alguns renomados autores, presume-se que ORDEM PÚBLICA existe “Quando os direitos fundamentais da sociedade são resguardados”.
No Art. 142 da Constituição de 1988, as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República (conscientizem-se disso), e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer desses (que hoje combalidos poderes), a manutenção da LEI e da ORDEM!!! Por conseguinte, e sem favores, as Forças Armadas têm entre outros o papel fundamental de ASSEGURAR, custe o que custar, a SEGURANÇA  PÚBLICA, isto é, a garantia da sociedade de ter o direito de ir e vir com segurança! Sejamos conscientes e destemidos e respondamos: “Com o respeito cabido e até pedindo vênia, estamos satisfeitos com o cumprimento dessa fundamental missão das nossas gloriosas Forças Armadas?” O que acontece no Rio de Janeiro (apenas como exemplo, já que a situação caótica, intolerável e avassaladora existe do Ceará (Fortaleza é a quinta cidade mais violenta do MUNDO segundo o NUMBEO (visitem a página) ao Rio Grande do Sul, e em outros estados) é o espelho da verdade sobre a eficácia da atuação das Forças Armadas no cumprimento de sua real e sublime missão? Enquanto isso os do poder Executivo, em especial, no uso de suas prerrogativas, não convocam as Forças Armadas com MEDO do desgaste político..., um acinte, uma vergonha! E é lá, no Rio de Janeiro, um estado FALIDO, com necessidades e problemas extremos que já se cogita de parar tais atividades das Forças Armadas à falta de dinheiro enquanto o show rola solto e por dias contínuos nos palcos do “Rock in Rio”. Cá pra nós, os renomados (alguns, outros nem tanto) artistas se apresentam gratuitamente? Eu não sabia...! ACORDEMOS!!!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 

www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PERSISTE A ENGANAÇÃO! RENOVAR PRA QUÊ?



Não nos iludamos, continuaremos nas mãos dos mesmos politiqueiros, infelizmente! Quando pensávamos que mesmo diante de tantas diligências objetivando por ordem no País – operações como a Lava Jato e outras -, mais uma vez a já tão desacreditada Câmara se esmera em deslumbrar o eleitor. Para nós eleitores que sonhávamos em dar o competente TROCO aos MAUS políticos, alijando-os definitivamente da vida pública, como merecido, desistamos! A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal, articuladamente, aprova o texto-base da reforma política, cujo relator é o deputado Vicente Cândido (PT-SP), que prevê a criação de um fundo público em torno de R$ 4 BILHÕES para financiar as campanhas e o modelo eleitoral denominado "DISTRITÃO", que possivelmente entrará em vigor já nas eleições de 2018 e 2020 em substituição ao atual sistema eleitoral. Em plena crise, o Governo Federal terá que dispor dessa vultosa quantia para custear campanha de políticos. Por que esses não se valem exclusivamente das iniciativas privadas como o faziam há muito tempo já que “Doações Empresariais” são ditas legais, desde que comprovadas? Traduzindo: Seremos NÓS, eleitores, ou não, que com o que nos confiscam com os impostos que pagamos compulsoriamente que teremos que manter essa legião de privilegiados que não têm se demonstrado dignos da missão de nos representar. Para Saúde, Educação, Segurança etc. não existe dinheiro, mas para custear políticos eles decidem como querem e nós arcamos mais uma vez com os prejuízos.
O tal “DISTRITÃO” que aplicado em apenas quatro países - Afeganistão, Jordânia, Vanuatu e Pitcairn - é nada menos que uma estratégia perniciosa, uma verdadeira armadilha que consiste em que os candidatos (toldos os deputados e vereadores) com mais recursos e os mais conhecidos e que tentem a reeleição terão mais chances de se reeleger prejudicando os NOVOS candidatos, dificultando assim a RENOVAÇÃO que tanto almejamos. Se pensarmos em RENOVAÇÃO competente do Legislativo, em cerca de 50% ou mais, posto que cabido, teremos que nos contentar, quando muito, em torno de 20% e os demais continuarão a desmandar e desgovernar o País. É a pior das opções de reformas. Por que então essa mudança e que benefícios trarão para os brasileiros? Medo da reação popular? É isso que se evidencia!
Quanta ojeriza nos causa essa política mesquinha onde prevalecem exclusivamente os interesses dos políticos e não da Sociedade que dizem nos representar! Então isto é que é Democracia? Desisto!!!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

terça-feira, 1 de agosto de 2017

QUE BRASIL NOS RESTARÁ?


HOJE, independente do resultado na Câmara autorizando ou não as investigações no STF, com Temer derrotado ou vencedor, o que deveríamos pensar efetivamente era no BRASIL que restará. E até que caia Temer, se irrecorríveis as acusações e que pague exemplarmente pelos seus erros como TODOS deveriam pagar! Mas o que virá depois? Apontem-nos quem dentre dos nossos desacreditados políticos que se totalmente impoluto deva assumir a Presidência com equilíbrio atualmente. Quem dentre eles e de qual partido? Existe alguém que, obedecendo aos trâmites legais da sucessão em caso de eventual queda de Temer, seja isento e assim possa tomar a direção do País sem que lhe cobremos lisura e uma vida política pregressa com isenções? É preciso pensar mais além e não ficar restrito a esse ambiente de politicagem mesquinha, com trocas de frases exacerbadas quanto agressivas sem enxergar o mais adiante do País e de nós mesmos, dos nossos filhos e netos. É tão difícil assim refletir nesses termos ou não queremos por não querer simplesmente e que o circo pegue fogo? A intensa crise econômica agravou a situação política e social do País, que é grave, periclitante neste momento e pagamos caro por essa perda de tempo que se arrasta há anos com esses embates político-jurídicos, meros proteladores, nesse vai e vem insuportável de sujos interesses e baixarias enquanto caminhamos para o verdadeiro fundo do poço e com suas sérias, seríssimas implicações em todas as áreas da nossa já aviltada Sociedade.
Posto isto, ponderemos a nosso bem as consequências dessa triste travessia, com frieza e sensatez e, preponderantemente, sem estupidez politiqueira! Devemos é TORCER que quem esteja na administração do Brasil, independente de qual facção político-partidária faça parte, ACERTE!, ACERTE!, ACERTE! e só assim seremos TODOS beneficiados!!!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços:
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ECONOMIA EM FRANGALHOS



Vivemos um período de economia declinante quanto deletéria, posto que mal conduzida por mãos inábeis. Esse foi o pior legado que nos deixaram e que ainda pende de decisões acertadas e corajosas, não inconsequentes, para sua recuperação como se observa.
O Excelentíssimo Ministro da Justiça, Torquato Jardim, anuncia corte no orçamento da Polícia Federal (logo para a PF e logo agora???...). Sem dinheiro, Universidades federais demitem funcionários terceirizados, paralisam suas obras, reduzem consumo, cortam bolsas. Que, segundo a Fundação ABRINQ, dados de 2015, de cada DEZ crianças cearenses SEIS viviam na Extrema Pobreza. Corta-se verba do PAC. Aumentam-se impostos nos combustíveis, e por ai vai. Mas vejam quanta incoerência. Tudo isso sob a alegação de que o Governo “não tem dinheiro e o déficit econômico do País só aumenta etc., etc., etc.” Simultânea e contraditoriamente (falta de dinheiro) o Governo anuncia o Plano de Demissão Voluntária (PDV) para Servidores Públicos. Vejam bem. Se o servidor ganha R$.10.000,00 ele poderá receber até R$.12.000,00 por CADA ANO trabalhado. Justo, justíssimo (Louco é quem aceita em uma crise como essa. O dinheiro some logo e o demissionário fica a ver navios...). Mas, cá pra nós: E a “Falta” de dinheiro? Imaginem se o número dos que aderissem ao PDV fosse grande, de onde iriam tirar o dinheiro, face os cortes praticados? Como se não bastasse o Governo garante R$ 13.000.000,00 (TREZE MILHÕES) para as escolas de samba do Rio de Janeiro que, aliás, não têm consciência da situação das suas comunidades e bem que poderiam recorrer a empresas privadas para patrocínio de suas folias e não as promover as custa de dinheiro PÚBLICO... francamente! Vocês sabiam que muitos dos servidores públicos daquele Estado (Rio), cerca de 200 mil ainda não receberam seus salários de maio e centenas estão sobrevivendo de doações de marmitas após enfrentarem filas quilométricas?
Não bastassem os ROUBOS praticados pelos políticos CORRUPTOS, ainda temos a incompetência administrativa a agravar a situação. Onde vamos parar? Acordai brasileiros!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços:
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

ENERGIA ELÉTRICA – CONSUMIDOR LESADO

Ao receber a conta de energia da ENEL, simplesmente nos assustamos com o valor a pagar e apenas lamentamos, pagamos e arquivamos. Só isso! Ninguém procura saber o que realmente está acontecendo. Além da cobrança injustificada de tarifas incluídas no ICMS (27%), que como já se cogita é ILEGAL e questionado na Justiça pela OAB-CE, somos LESADOS também na Taxa de Iluminação Pública. Ademais, faz parte das referidas contas a verba ENCARGOS SETORIAIS que, segundo a ENEL, são ENTENDIDOS como “Encargos Setoriais” os custos não gerenciáveis suportados pelas concessionárias de distribuição por lei, cujo REPASSE aos CONSUMIDORES é decorrente da “garantia do equilíbrio econômico-financeiro contratual”. Qualquer empresa é sujeita a riscos – lucros ou prejuízos. No caso, nós consumidores é que arcamos com o ônus quer haja prejuízo?
A ANEEL (uma das muitas agências governamentais e que não prima por zelar no interesse dos usuários, já que para isso foi criada) instituiu na sua Resolução da 414/2010, no seu art. 218, que as distribuidoras devem transferir o sistema de Iluminação Pública à pessoa jurídica de direito público, no caso, às Prefeituras Municipais. Com a lei Municipal da Prefeitura de Russas (CE), de n° 879, de 2012, instituiu-se a TABELA específica para cálculo da referida taxa. Eis que os valores cobrados em função do CONSUMO diferem dos valores da TABELA. E sempre cobrados A MAIOR! No caso abaixo cerca em torno de 20 a 30%, mensalmente. Vejam os cálculos adiante e imaginem se todos os consumidores arcarem com esse prejuízo.
Posto isto, urge diligências imediatas da parte dos Poderes constituídos a fim de CORRIGIR esses ABUSOS que agravam ainda mais em ônus ao consumidor. Que se revise cada conta e procedam as devoluções cabidas a TODOS os consumidores que lesados, com a devida e legal correção monetária. Até quando continuaremos sendo ultrajados e assentiremos CALADOS, SERVILMENTE?
(Cópia a Câmara Municipal de Russas (CE), ARCE e Imprensa regional.)
CONFIRA A TUA CONTA E VEJA O TEU PREJUÍZO
TABELA OFICIAL DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM RUSSAS (CE)


CLASSE

RESIDENCIAL

CONSUMO KWH
PERCENTUAL (%)


CONSUMO KWH
PERCENTUAL (%)

0 A 30
0,00

201 A 250
6,40
30 A 50
0,00

251 A 300
8,53
51 A 100
1,12

301 A 400
12,55
101 A 150
2,45

401 A 500
18,94
151 A 200
4,27

MAIOR DE 500
25,88


CLASSE
NÃO
RESIDENCIAL

CONSUMO KWH
PERCENTUAL (%)


CONSUMO KWH
PERCENTUAL (%)

0 A 30
0,96

201 A 250
11,16
30 A 50
1,99

251 A 300
13,08
51 A 100
3,12

301 A 400
17,34
101 A 150
5,15

401 A 500
25,60
151 A 200
8,23

MAIOR DE 500
31,49






TARIFA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA - EXEMPLOS EM CONTA PESSOAL

CONSUMOS ABRIL/17
PERCENTUAL/VALOR DEVIDO
VALOR COBRADO DA TIP
DIFERENÇA COBRADA A MAIOR
299
251 a 300 – 8,53% = R$. 25,00
R$. 32,68
R$. 7,18 = 28,15%
Em maio/17 21,88% a MAIOR
Em junho/17 21,88% A MAIOR



José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

quarta-feira, 17 de maio de 2017

QUASE TUDO FECHANDO OU JÁ FECHOU!





O futebol já fechou! Temos hoje pernas de pau percebendo acima das suas competências. Maracanã ruindo, quase fechando hoje tem mais vândalos do que torcedores! Automobilismo também fechou! Emerson, Piquet e Aírton... o tempo, deles cuidou e saudades é o que restou. Ruas, comércio, indústria, hospitais, escolas são fechadas por negligencio governamental ou por ordem da bandidagem que a tudo domina, duvidam? Quase não saímos às ruas, praças, forrós e micaretas, pois o temor é sempre grande de ir e não voltar. O tempo de liberdade para os de bem fechou. Até as gloriosas Forças Armadas, a boca fechou ou porque alguns inconsequentes não a deixam falar ou é porque estão no Haiti em missão de paz. Notem: (Aqui, só no Ceará foram registrados 216 homicídios na primeira quinzena de maio deste ano, alcançando uma média de 14 mortes por dia. ) Estamos em paz ou numa guerra civil???... Paz só de lá (Haiti), e a de cá que pagamos e é um direito que nos é ser assegurado pela Constituição Federal?
Os Poderes da República, senão fechados, estão na iminência. (Até partidos políticos estão a fechar, amém!!!) No Executivo restam cassados e a cassar e as acusações caem como bombas atingindo todos, sem distinção, inclusive o Presidente. Já no combalido Congresso eivado, quase repleno, de políticos que em grande parte corruptos, raríssimas exceções, sustenta-se e sobrevive conduzido por réus e condenados que ditam as leis, maioria no interesse próprio. Imaginem no que decorre! E por fim um Judiciário desacreditado onde assistimos desde agressões verbais entre ministros e ainda que não atinjam a todos, recaem-lhes também sérias acusações e pesadas críticas sobre decisões monocráticas esdrúxulas posto que em lugar de fechar primem em soltar bandidos. Em lugar de fechar ainda mais, soltaram, e logo no “Dia das Mães”, aquela megera que da própria mãe tirou a vida; terroristas corruptos condenados; médico estuprador; empresário que ostentava riqueza à custa do dinheiro público. Decisões que tem conotação de que prevalecem conveniências pessoais e não sob a estrita observância da Carta Maior – a Constituição.
Quase fecham a Petrobrás, enquanto fecham escolas e hospitais. Comércio e indústria fecham as portas e fecham perspectivas aumentando o índice de desemprego enquanto das TELES perdoam bilhões. A JBS quase fechou o BNDES com um prejuízo de 771 milhões (afirmação do TCU). Falam do fechamento da Previdência enquanto prorrogam (anistiam) por 16 anos dívidas de prefeituras R$ 30 bilhões; R$ 26 bilhões de parcelamento (anistia camuflada) de dívidas de ruralistas do FUNRURAL em até 20 anos, em troca de apoio politiqueiro para aprovações de medidas. Enquanto arrocham trabalhadores, não cobram dívidas dos maiores devedores da Previdência como bancos  (inclusive oficiais), empreiteiras, políticos etc. Fecham os cofres para estradas, transporte público, remédios, até para a Transposição (o que expõem a sérios riscos milhares de família que de água necessitam para sobreviver), enquanto liberam bilhões para estádios, partidos políticos, carnavais e mordomias outras que injustificadas.
Este é o país cujos caminhos estão a fechar deixando-nos quase sem perspectivas. Despertemos então, ainda é tempo e pugnemos para que não fechem todas nossas passagens, nossas esperanças de um dia este País abrir seus olhos e sua consciência cidadã e aos seus filhos, que de bem, não tenham portas fechadas para um lugar ao sol encontrar! Fechemos sim as aberturas aos que corruptos (2018 vem ai) e só assim não fecharemos o Brasil!!!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 

www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

domingo, 14 de maio de 2017

HOMENAGEM ÀS MÃES 14.5.17

"MÃE ...

“M” de Mulher (antes de tudo), de Modelar, de Moderação, de Mediação, de Mansidão, de Melhor, de Meiguice, de Maravilha ...
Alemão - Mutter, Bósnio - Majka, Búlgaro - Mайка, Catalão - Mare, Chinês - Mǔqīn, Croata - Majka, Dinamarquês - Mor, Eslovaco- Matka, Esloveno - Mati, Espanhol -  Madre, Francês - Mère, Galês - Mam, Haitiano - Manman, Grego - Mi̱téra, Havaiano - Makuahine, Híndi - Māṁ, Holandês - Moeder, Inglês- Mother, Irlandês - Máthair, Islandês - Móir, Italiano - Madre, Latim - Mater, Lituano - Motina, Norueguês - Mor, Polonês - Matka, Romeno - Mamă, Russo - Mat’, Sérvio - Mајка, Sueco - Mor, Tcheco - Matka, Ucraniano - Maty, Vietnamita - Mẹ...

Português - Mãe, Mãezona, Mãiê, Manhê, Maizinha, Mainha simplesmente...

“À minha MÃE ...

Bastaria ter de volta um pouco do teu meigo olhar,
da mansidão da tua voz, 
do aconchego do teu peito,
do carinho das tuas mãos,
da tua sombra que fosse...
Só isso já me bastaria e me reportaria ao paraíso que,
por inocente e displicentemente, quando jovem e mesmo adulto
não soube aproveitar.
Saudades MÃE!!!”
J. Hildeberto J. de AQUINO

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A LISTA DA CORRUPÇÃO


A lista dos que serão investigados por CORRUPÇÃO, liberada pelo ministro Edson Fachin, do STF, e que assombrou e indignou todo o País, é apenas parte da latrina fétida da corrupção que arraigada no Brasil. Surgirão ainda muitos outros nomes, até de “ex” que ocupavam cargos públicos e outros mais. Atentem bem que o que causou tanta celeuma foi a delação de apenas uma das empresas, a Odebrecht. Faltam as delações da Andrade Gutierrez, OAS, Camargo Correia, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Construcap etc. Aguardemos que virão também à tona os escândalos do BNDES e a devassa dos Fundos de Pensões como a PETROS (Petrobrás); PREVI (BB); FUNCEF (Caixa Econômica); POSTALIS (Correios) etc. É um mar de lama e ladroagem que nos deixa atônitos, enfurecidos! Não podemos CALAR! Exerçamos nossa CIDADANIA, destemidamente, pelo País, pelos nossos filhos e por nós!!!
É insultuoso tomar conhecimento da quantidade de políticos, em especial daqueles bazofiadores que nas suas jactâncias pernósticas posam de “dignos” e “legítimos” representantes do povo... E será que os que não estavam envolvidos diretamente não pecavam também por omissão?
Resta-nos agora esperar que nossa Corte Maior da Justiça, o STF e demais instâncias do Judiciário assumam, porque imperioso, a atribuição de imprimir a MÁXIMA CELERIDADE nos julgamentos. Criem mutirões, o que for necessário. É hora de se redimir perante a Nação. Não dá mais para tolerar essa lerdeza crônica que se lhe é atribuída e que, por vezes, é que alimenta essas ações delituosas, de quem quer que seja, em especial de políticos. Celeridade nos julgamentos é o que se impõe! O País precisa se recompor e caminhar e celeremente, posto que já perdemos muito tempo!
Não deixemos de fora as empresas, punindo-as adequadamente, obrigando-as a restituir, com a devida correção, tudo que foi afanado do País. Conceda-se até os benefícios das delações premiadas aos diretores que se dispuserem a colaborar, mas não se deixe de cobrar o que ao POVO do Brasil é devido. Que fechem se não tiverem condições.
Quanto aos políticos que comprovadamente corruptos, lamenta-se que não exista a pena de morte e cujas execuções por decorrência dos seus atos criminosos deveriam ser transparentes, em praças e outras instituições que PÚBLICAS. Os danos causados à nossa Sociedade são criminosos, execráveis e irreparáveis!
E VIVA e louve-se a Lava-Jato, a Procuradoria Geral da República, a diligente Polícia Federal e todos aqueles que contribuírem para expurgar nosso Brasil alijando, definitivamente, da vida pública todos esses CORRUPTOS! E a parte que cabe a cada cidadão é NÃO votar em nenhum dos nomes que envolvidos nessa maior tragédia nacional!!!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

quarta-feira, 12 de abril de 2017

REFORMAS ESPÚRIAS


Noticia-se, sistemática e até abusivamente, as tais “Reformas” que em curso no nosso combalido Congresso Nacional. Dentre elas a “Reforma Política” que poucos atentam. E perguntamos ao eleitor: para que serve teu Título Eleitoral? Alguns afirmarão que para exercer o “direito livre do cidadão de escolher seus representantes”. Dizem até que é quando o eleitor “exprime sua dignidade político-cidadã”. Nesse “sublime” ato nós traçamos os desígnios do País, posto que supostamente escolheremos nossos “legítimos representantes”. Legítimos...? Representantes...? Aqueles que deveriam ser a voz do povo...? O voto é obrigatório! Ou votamos ou pagaremos multa e perderemos outros direitos.
Entendamos o assunto e atentem bem para agressão já que se cogita nessa tal “reforma política” adotar a reprovável (sob todos os aspectos) “LISTA FECHADA” que é nada menos do que tirar o direito do cidadão de escolher quem o represente no Senado e Câmara Federal! Se aprovada, nós agora votaremos nos PARTIDOS sem conhecer quem será eleito privilegiadamente e a exclusivo critério dos partidos. Avaliem e atentem para a armadilha e perigo aos quais estaremos expostos. Até os candidatos que envolvidos em denúncias, as mais graves imagináveis (corrupção etc. – e ai é que reside o maior perigo), poderão ser alçados aos cargos, se de interesse exclusivo dos partidos e não dos eleitores. Há ainda por trás, a intenção de garantir o abominável Fórum Privilegiado para alguns. Eles simplesmente rasgam nossos títulos e cospem nos nossos direitos constitucionais. E atentemos para que, já em 2015, eles que poderão agora aprovar, já derrotaram a tal Lista Fechada, por 402 votos a 21 e, agora, por interesses escusos e reprováveis, retomam a votação da mesma matéria.  Como se não bastasse, enquanto fingem acabar o com o “Caixa 2” (que existe e continuará a existir), eles cogitam de criar um Fundo e destinar mais de R$ 2 BILHÕES para custear as eleições. Já em 2018 o Fundo destinar-se-á às eleições de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Note-se que essa montanha de dinheiro, NOSSO DINHEIRO que retirado da Saúde, Educação e Segurança, irá para a areia movediça dos partidos. É um dinheiro que nos tomam, forçosamente, destinando aos administradores (DONOS) dos partidos e que façam a festa como bem se lhes aprouver. Que festão..., uma barbaridade! Ao nosso entender quem não tiver condições de custear suas despesas, que desista ou até que se legalize o Caixa 2 imprimindo-lhe maior rigor no controle de origem/destino do dinheiro. Nós que já sacrificados, sistematicamente enganados e sem dinheiro ainda temos, mais uma vez, que arcar com o ônus desse artifício politiqueiro.
Acorda brasileiro, estás a ser lesado mais uma vez!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Leiam também nos endereços: www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)

quinta-feira, 23 de março de 2017

CARNES E PODERES FRACOS, DESMAZELOS E IMPUNIDADE FORTES!!!


Atravessamos um mar de turbulência altamente negativo, nunca antes visto ou imaginado para este país. Quando ouvimos aquele refrão enjoado e distanciado da nossa realidade “Eu sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor ôôô...” nos damos conta do quanto abstraída está nossa população. Somos vitimados por escândalos sistemáticos e impunidos em todas as áreas: Políticos CORRUPTOS em alta escala e em todos os partidos e que continuam livres e atuantes; a criminalidade alcança níveis assustadores – foram assassinadas apenas no Ceará 833 pessoas em 79 dias de 2017 (Nota: No período ditatorial, de 1964 a 1985 - 21 ANOS, a Comissão Nacional da Verdade apurou que foram 434 mortes ou desaparecimentos.); membros de alto escalão do Judiciário sendo corrompidos na venda de sentenças nos Tribunais; aqui ministros do STF atritam entre si e há quem solte presos condenados por vários crimes (assassinato e ocultação de cadáver e também pelo sequestro e cárcere privado do filho) a 22 anos e 3 meses, após ter cumprido apenas 6 anos e 7 meses, alegando que “não havia culpa formada”...
Não bastasse, após três anos de criteriosa investigação nossa diligente Polícia Federal denuncia funcionários e frigoríficos pela venda ilegal e criminosa de carnes podres inapropriadas ao consumo humano, inclusive para outros países que exportamos. Os fatos relatados são estarrecedores e comprovados! E ainda tem inábeis e irresponsáveis autoridades da área, e outras entidades, que acham que foi “precipitada”, e até “irresponsável”, puras “fantasias” e “idiotices” por “não estarem” bem fundamentadas as denúncias da Polícia Federal... Um acintoso despautério, considerando a gravidade das denúncias. Em um país sério, os que comprovadamente envolvidos, desde os manipuladores aos que deveriam fiscalizar e até os donos dos frigoríficos, sim senhor!, estariam já custodiados até provarem suas inocências. Alguns mais, inclusive entidades sindicais, tentam amenizar o problema alegando que a notícia poderia (como já acontece) acarretar prejuízos à nossa economia (mais de 40 países já suspenderam a importação) e provocar demissões. Outros alienados politiqueiros dizem até que são os EUA os culpados pelas denúncias e assim dominarem o mercado de carne como aconteceu com o café.... Por que não se questiona quantas mortes decorrentes de câncer e outras doenças que foram causadas por conta dessa prática hedionda e delituosa do comércio de carnes adulteradas e que a população, inocentemente e mais uma vez, foi vitimada pela incompetência de nossas autoridades fiscalizadoras? Os crimes têm que ser apurados e denunciados em todos os detalhes e com muito rigor sim e que demitam e prendam TODOS os que criminosos por estiveram envolvidos, direta ou indiretamente!  Note-se mais que o fato acontece em um setor da economia brasileira (o Agronegócio) inexplicavelmente privilegiado até com isenção de imposto como se verifica em alguns casos. Saibam mais: Segundo a Procuradoria Geral do Ministério da Fazenda dentre os 500 maiores devedores da Previdência Social que o Governo quer “reformar” (nas costas do trabalhador somente!), estão a JBS com R$. 1,8 bilhão; o MAFRIG com R$ 943 milhões, afora o Bradesco, o BB, a CEF etc.,  que injustificadamente devem e não pagam a Previdência. Dívidas que somadas equivalem a três vezes o “déficit” da Previdência. Quantos absurdos assentidos pelos nossos combalidos Poderes!!!
Atentem bem brasileiros e despertemos para o exercício da nossa cidadania tão ultrajada nestes últimos anos. Denunciemos e gritemos pelos nossos direitos. (O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons - Martin Luther King).
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Leiam também nos endereços: 
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e
Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE)